Técnico do Galo na Copinha relembra experiência com Paulinho
O Atlético-MG aposta na experiência do técnico Guilherme Dalla Déa para encerrar uma seca de 40 anos sem conquistar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Além do título, o clube direciona esforços para o trabalho de formação e transição dos atletas para o time profissional. Com 52 anos, Dalla Déa assumiu o sub-20 do Atlético em novembro de 2023, trazendo consigo uma bagagem que inclui passagens por Corinthians, Guangzhou (China) e São Paulo.
No currículo, destaca-se o feito mais expressivo durante sua passagem pela seleção brasileira sub-17, quando conquistou o Mundial da categoria em 2019, somando também títulos no Campeonato Sul-Americano sub-15 e sub-17.
A ligação de Dalla Déa com o Galo remonta a 2015, quando treinou o atacante Paulinho, então destaque na base do Vasco. O jogador foi convocado pela primeira vez para a seleção sub-15, abrindo caminho para participar do título do Sul-Americano da categoria, na Colômbia. Paulinho, agora aos 23 anos, foi artilheiro do Brasileirão 2023 e um dos destaques do Atlético-MG no último ano.
“Fui o primeiro treinador dele na seleção brasileira. Eu acompanhava muito as categorias de base no Brasil. Recebemos a primeira informação, do Paulo Henrique. O meu staff me passou: “Tem um atleta do Vasco muito interessante. Na primeira vez, ele já mostrou muita coisa diferente dos outros.”, disse o técnico.
Na Copa São Paulo de 2024, o Atlético estreia contra o Timon-MA, às 21h30, no Grupo 18. A atenção da torcida volta-se para o meia-atacante Iseppe, de 17 anos, que já renovou contrato até 31 de julho de 2026, com uma multa rescisória de R$ 24 milhões para clubes brasileiros e 50 milhões de euros (R$ 267 milhões) para equipes estrangeiras. Dalla Déa destaca o talento do jogador, mas pede cautela à torcida, evitando depositar toda a responsabilidade nele.
“É um excelente jogador. Nós temos que ter cuidado com ele, tá chegando agora, um sub-17 que está pisando no sub-20. Que não descarreguem nos meninos toda aquela expectativa. Eles têm que desfrutar do jogo.”, citou o profissional.
O Atlético-MG está no Grupo 18, ao lado de Floresta, Ska Brasil, Timon-MA e Floresta. Apenas dois clubes avançarão para a segunda fase, em formato mata-mata.