Scarpa chega ao Brasil e se apresenta ao Atlético em janeiro
Gustavo Scarpa, meia recém-anunciado como reforço do Atlético-MG, chegou ao Brasil nesta sexta-feira após uma temporada na Europa. O jogador, que assinou contrato de quatro anos com o Galo, desembarcou em São Paulo pela manhã, vindo de Madrid. O ge acompanhou o momento do desembarque do meio-campista, que destacou as conversas com o técnico Felipão como cruciais para sua escolha pelo Atlético-MG, superando a concorrência de Inter e Flamengo.
“Eu chego para dar o meu melhor, para buscar o meu espaço. As informações que eu tenho aqui é que o grupo é muito bom, unido, então eu chego para ajudar. Sem dúvida nenhuma é um elenco muito qualificado. Estou à disposição, me coloco à disposição para ajudar da melhor forma, no que for preciso, e eu espero que a gente conquiste muitas coisas, muitos títulos.”, disse Scarpa.
Scarpa, que revelou ter mantido diversas conversas telefônicas com o treinador atleticano antes do acordo, afirmou estar em boa forma física e ansioso para integrar o elenco do Atlético-MG. O jogador passará o Réveillon com familiares no interior de São Paulo e tem previsão de chegar a Belo Horizonte após a virada do ano.
A diretoria do Galo e Felipão aguardam a chegada do atleta na reapresentação da equipe, marcada para o dia 8 de janeiro. O time retomará os treinos visando a primeira partida do Campeonato Mineiro, agendada para o dia 24 do próximo mês. O contrato de Gustavo Scarpa com o clube mineiro terá validade até dezembro de 2027, após negociações que se estenderam por dois meses e que inicialmente tiveram a concorrência do Flamengo.
Felipão foi parte importante para volta do meia
Apesar do interesse rubro-negro nas últimas semanas, o Atlético-MG concluiu o negócio, anunciado após o Natal devido à rescisão contratual com a equipe inglesa, que prolongou o desfecho da transação. A primeira abordagem do Atlético aconteceu em novembro, quando Scarpa manifestou intenção de permanecer na Europa, mas o clube conseguiu persuadir o jogador a retornar ao Brasil, levando em consideração sua experiência prévia com o técnico Luiz Felipe Scolari no Palmeiras.
Scarpa não repetiu na Europa o desempenho que o consagrou no Palmeiras, onde foi campeão do Brasileirão em 2022 e eleito o melhor jogador da competição. Com passagens pelo Nottingham Forest e Olympiacos, o meia não registrou gols ou assistências no continente europeu. Seu contrato de empréstimo com o Olympiacos iria até junho de 2024, enquanto o vínculo com o Nottingham Forest estava programado para encerrar em junho de 2026.