Após o encerramento do Brasileirão, o Atlético-MG atingiu seu objetivo ao assegurar uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2024, encerrando a competição na terceira posição. Embora tenha liderado o returno do Brasileirão, acumulando 39 pontos, o Galo enfrentou grandes desafios, principalmente com clubes da parte inferior da tabela.
Ao longo do campeonato, o Atlético-MG perdeu 11 pontos em confrontos contra as equipes rebaixadas para a Série B em 2023: Santos, Goiás, Coritiba e América-MG. O Flamengo vêm logo em seguida, perdendo sete pontos, seguido por Palmeiras e Grêmio, que deixaram escapar cinco pontos cada.
No retrospecto contra os rebaixados, o Atlético disputou dois jogos contra cada equipe, no turno e returno. E nessas ocasiões, não conseguiu vencer a mesma equipe duas vezes.
Atlético-MG conquista vaga direta na Libertadores, mas enfrenta obstáculos contra times rebaixados
O desempenho contra Santos, Goiás e Coritiba inclui uma vitória e um empate, enquanto os confrontos contra o América-MG resultaram em dois empates. Uma das vitórias aconteceu na inauguração da Arena MRV, contra o Santos, enquanto o empate foi registrado na Vila Belmiro. Contra o Goiás, o Atlético-MG venceu em casa e empatou na Serrinha.
A derrota que chamou mais atenção ocorreu diante do Coritiba, quando o Galo perdeu de virada, marcando a primeira derrota em seu novo estádio frente a um adversário que ocupava a lanterna da competição naquele momento.
Veja o ranking dos clubes do G-4:
Atlético Mineiro: 11 pontos perdidos
Santos: 1 vitória e 1 empate
Goiás: 1 vitória e 1 empate
Coritiba: 1 vitória e 1 derrota
América-MG: dois empates
Flamengo: 7 pontos perdidos
Santos: 1 vitória e 1 derrota
Goiás: 1 vitória e 1 empate
Coritiba: duas vitórias
América-MG: 1 vitória e 1 empate
Palmeiras: 5 pontos perdidos
Santos: 1 empate e 1 derrota
Goiás: 2 vitórias
Coritiba: 2 vitórias
América-MG: 2 vitórias
Grêmio: 5 pontos perdidos
Santos: 1 vitória e 1 derrota
Goiás: 1 vitória e 1 empate
Coritiba: 2 vitórias
Améria-MG: 2 vitórias