Luiz Felipe Scolari é um dos treinadores mais experientes do futebol brasileiro, além de ter sido o último técnico a ser campeão do mundo com a Seleção, ele também tem conquistas importantes por grandes clubes como Palmeiras e Grêmio, além de passagens pelo futebol europeu e por outros gigantes nacionais.
Apesar do vasto currículo, ele chegou ao Atlético-MG cercado d desconfiança da torcida e da direção, que não vinham com bons olhos a sua chegada ao clube menos de seis meses depois de ter anunciado a aposentadoria. Felipão sofreu no começo de seu trabalho e o Galo chegou a ficar dez jogos sem vencer, mesmo assim a direção do clube bancou o seu trabalho e o alvinegro engrenou, terminando a temporada em terceiro lugar do Brasileirão como um dos melhores times do Brasil.
Em que pese a derrota por 4×1 para o Bahia no último jogo do ano, o Atlético termina 2023 em alta, com grandes expectativas para o ano de 2024 e em busca de objetivos cada vez maiores. Ao avaliar sua primeira temporada na Cidade do Galo, Scolari afirma que seu maior desafio foi conhecer seus atletas com a temporada ainda em andamento:
“O maior desafio foi que nós pegamos uma equipe em que tínhamos a forma de jogar ou alguns jogadores com características um pouco diferente de quando você começa ou monta uma equipe, ‘eu quero esse ou aquele’. Quando você monta, tem aquela ideia.” começou a dizer.
Ele ainda ressalta que precisou fazer ajustes dentro de sua filosofia para se adaptar a um grupo de jogadores que não fora montado por ele:
“Fomos fazendo, aos poucos, essas conexões entre nós para que pudéssemos ter um estilo de jogo parecido com o que eu acho correto e que eles também estão acostumados a jogar dentro das suas características. O Atlético tinha sido montado dentro das características que o treinador anterior que estava aqui montou.” continuou a dizer.
Felipão destaca ambiente do Atlético-MG
Por fim Scolari destacou o ótimo ambiente interno do Atlético e a estrutra que o clube dá para seus profissionais trabalharem:
“Por isso eu fico satisfeito. Estou feliz porque o ambiente no Atlético é um que encontrei em quatro ou cinco times. Poucos times têm esse ambiente, essa estrutura que o Atlético dá aos seus jogadores, um centro de treinamento espetacular como o Atlético tem. E as pessoas que trabalham no Atlético são muito boas, fazem aqui com muito carinho e dedicação. Assim é bom de trabalhar.” concluiu.