O Atlético-MG chega na última rodada do Campeonato Brasileiro precisando torcer por uma derrota do líder Palmeiras para o Cruzeiro e de não vencer o Bahia, como golear o Tricolor de Aço, uma vez que precisa tirar uma diferença de oito gols no saldo para o Verdão.
Embora extremamente improvável, alguns atleticanos tem brincado com a possibilidade de o Galo golear o Bahia por 9×0 e o rival, que não briga por mais nada no Brasileirão, vencer o Palestra no Mineirão. Combinação de resultados essa que daria o título brasileiro ao Atlético.
Ao longo da história ao Alvinegro de BH e o Tricolor da Bahia já se enfrentaram em 69 jogos, com 33 vitórias atleticanas, 19 empates e 17 vitórias baianas. A maior goleada do confronto ocorreu em 1984, quando o Galo aplicou 6×0 no Esquadrão no Mineirão.
A maior derrota do Atlético para o Bahia veio quase duas anos depois, em 2001 o time mineiro foi derrotado por 4×0 pelo Tricolor na Fonte Nova. No total são 180 gols marcados no confronto, sendo 108 alvinegros e 72 tricolores. O Maior artilheiro do duelo é Dadá Maravilha, que balançou as redes em seis oportunidades.
Palmeiras precisa de apenas um empate para tirar o título do Atlético-MG
Se o Galo precisa de goleadas mirabolantes e de torcer para o Palmeiras tropeçar, o Verdão precisa de apenas um empate contra o Cruzeiro para garantir o título brasileiro. A Raposa, já garantida na Série A do ano que vem, também precisa de apenas um empate para garantir vaga na Sul-Americana do ano que vem e não deverá fazer jogo duro contra o Palestra uma vez que não quer ver o seu rival campeão brasileiro.