O Atlético-MG entrará em campo contra o Grêmio, no próximo domingo (26), com uma novidade na camisa de jogo. Para alertar os torcedores sobre a importância da conscientização e prevenção do câncer de pele, o Galo aderiu à campanha “Dezembro Laranja”, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a convite da MRV, maior construtora da América Latina e patrocinadora do clube.
Como será a ação do Atlético-MG
Neste domingo (26), os atletas entrarão em campo com uniforme especial pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time vestirá uma camisa estilizada com números e letras na cor laranja, e um patch especial sobre o tema. A braçadeira de capitão e as bandeirinhas de escanteio também farão referência à campanha, que terá mensagens nos painéis em torno do campo.
No intervalo da partida será exibido um jingle feito pelo Quarteto da Arriação, especialmente para a campanha. Formado por pedreiros que fazem sucesso nas redes sociais utilizando os próprios instrumentos de trabalho para reproduzir músicas famosas, o grupo gravou um jingle especial sobre a importância do uso do protetor solar durante o trabalho, e outras medidas preventivas contra o câncer de pele.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o mais frequente no Brasil, e corresponde a 33% de todos os tumores malignos registrados no país. Entre 2023 e 2025, são estimados cerca de 220 mil novos casos, sendo o tipo de câncer mais comum entre os homens. Além da genética, a principal causa da doença é a falta de proteção contra os raios UV, provenientes do sol.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma em cada três mortes por câncer de pele não melanoma é causada pela radiação ultravioleta do trabalho ao ar livre.