Na última quinta-feira (23), o Botafogo enfrentou o Fortaleza em um jogo atrasado do Campeonato Brasileiro e empatou em 2×2 no Castelão. Com o empate o Glorioso chegou aos 61 pontos e passou a não depender mais apenas de si próprio para conquistar o Brasileirão.
Fato este que fez com que as chances de título de todos os times do G-6 aumentassem, o Palmeiras, atual líder da competição com 62 pontos, segue como franco favorito com 53% de chances de ficar com o troféu. O Bota, segundo colocado com 61 pontos, tem 23% e é seguido por: Flamengo (60 pontos – 8.4%), Grêmio (59 pontos – 7.3%), Bragantino (59 pontos – 6.4) e Atlético-MG (57 pontos – 1.1%). As probabilidades foram calculadas pelo departamento de matemática da UFMG.
Embora as chances de se sagrar campeão sejam remotas, o elenco alvinegro ainda não perdeu a fé e seguirá acreditando até o fim. O meia Zaracho ressalta a dificuldade de ficar em primeiro lugar, mas mesmo assim afirma fazer contas e destaca que antes de mais nada, o Atlético precisa vencer seus jogos:
“Sempre estamos com a calculadora fazendo os cálculos, mas não perdemos a fé. Primeiro precisamos conseguir o objetivo inicial, que é de ficar no G-4, e aí veremos o que acontece.”, disse Zaracho.
O que o Atlético-MG precisa fazer para ser campeão brasileiro?
Para ficar com o título o Galo precisa tirar uma diferença de cinco pontos do Palmeiras, o que na prática significa que Verdão precisa perder pelo menos um de seus quatro jogos restantes, empatar outro e que o Atlético vença pelo menos um jogo e empate outros dois para que as equipes empatem em pontos. Nos critérios de desempate os paulista levam a melhor, tendo maior número de vitórias e uma diferença de quase 10 gols no saldo para o alvinegro.
Sendo assim, apenas empatar em pontos com o alviverde não é suficiente para que os mineiros fiquem com o título, é necessário ultrapassar o Verdão na tabela. O que significa torcer por dois tropeços palmeirenses e dois triunfos atleticanos.