O time sub-16 do Atlético-MG se prepara para uma viagem internacional muito importante. Retornando à disputa de competições fora do Brasil, o Galo vai à Espanha, na cidade de Salou, Catalunha, para disputar a Surf Cup International na categoria sub-17 (somente atletas nascidos em 2007 e 2008 puderam ser inscritos para o torneio).
Antes da viagem, os atletas que foram convocados se reuniram com o gerente geral da base, Erasmo Damiani, com o supervisor da categoria, Fernando Silva, e com o treinador da equipe, Henrique Teixeira, para orientação e ensinamentos sobre a língua, cultura e costumes do local onde ocorrerá a competição.
Como será a Surf Cup International?
Esta será a 4ª edição da Surf Cup International, sendo a 3ª em Salou, na Espanha. A competição também já foi disputado em Roma, na Itália. Em 2023, serão 11 categorias, entre futebol masculino e feminino. Clubes como Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, PSG, Lyon, Leicester, Sporting de Lisboa, Rangers, Sevilla e Valencia estarão presentes no torneio, em várias categorias.
O Galo está no Grupo C da categoria sub-17 e enfrentará, na fase de grupos, as equipes do Beach Futbol Club (Estados Unidos), Tromsø Idrettslag (Noruega) e UD Vall de Uxó (Espanha). Atlético de Madrid, Seleção de Andorra, Granada (Espanha) e Gimnástic de Tarragona (Espanha) estão na disputa desta categoria.
Serão cinco grupos de quatro times. Classificam-se todos os líderes e os três melhores segundos colocados. A fase de grupos será disputada em turno único e a fase eliminatória em jogos únicos. Em caso de empate nas quartas e semifinais, a decisão da classificação será nos pênaltis. Apenas a final terá prorrogação, com dois tempos de cinco minutos. Os jogos terão dois tempos de 25 minutos.
O Atlético-MG faz sua estreia contra o Beach Futbol Club, dos Estados Unidos, nesta quinta-feira (23), às 11h55 (de Brasília). A cobertura dos jogos será realizada através dos perfis oficiais da base do Galo.