A Major League Soccer (MLS), liga de futebol norte-americana que conta com a presença de inúmeros craques, como o argentino Lionel Messi, resolveu inovar. Desde a 10ª rodada da competição, vigora uma regra “anticera” durante as partidas. O objetivo de tal é diminuir o tempo gasto nas substituições e o time que demorar a efetuar as trocas recebe punição.
A regra funciona da seguinte forma: o jogador que vai sair tem até 10 segundos para deixar o gramado. Caso ele demore mais do que isso, a equipe é punida ficando até um minuto sem o jogador que iria entrar, ou até a bola sair de campo novamente. A MLS comemorou o sucesso da nova regra em post feito no perfil oficial da liga no ‘X’.
” A regra da Substituição Cronometrada, uma inovação desportiva na MLS que obriga os jogadores a saírem do campo dentro de 10 segundos durante uma substituição, foi implementada pela primeira vez na 10ª rodada. Das 114 substituições no fim de semana passado, não houve nenhuma violação oficial desta regra”, diz o post.
Regra da MLS seria de grande valor no futebol brasileiro
Já pensou se a moda pega e a substituição rápida chega ao futebol brasileiro? De fato, seria algo importante para manter a competitividade nas partidas. Isso porque, em algumas situações, acontece de o jogador fazer cera e demorar a sair do gramado. Mas isso geralmente acontece quando a equipe está ganhando e quer deixar o jogo mais frio.
O máximo que acontece no Brasil com um jogador que demora a sair de campo é levar um cartão amarelo. Mesmo que se pensasse em uma regra dessas no Brasil, sua aprovação não seria tão fácil. Afinal de contas, as equipes precisam validar tal regra. Enquanto isso, ficamos imaginando como seria se a cera fosse tratada como é no futebol da MLS aqui no Brasil.