Janeiro de 2022. Naquele mês, o São Paulo anunciava a chegada do meia Patrick, vindo de uma passagem de altos e baixos pelo Internacional. Após uma saída um tanto quanto turbulenta do time gaúcho, ele chegou ao time da capital paulista com moral e sendo um dos principais jogadores no início da temporada. Entretanto, perdeu espaço e chegou a brigar com Rogério Ceni, forçando uma saída para o Atlético-MG.
Sem espaço, o atleta deve sair do Galo. E um dos grandes interessados em contar com os serviços do jogador é o Santos, que vai disputar a Série B nessa temporada. Com contrato até o fim de 2025, o meia pode ser emprestado ao Peixe até dezembro.
Com um elenco vasto, o Galo já havia trabalhado na possibilidade de dispensar alguns nomes. E a chegada de Milito concretizou algumas saídas. Além de Patrick, também vão deixar o clube mineiro jogadores como o atacante Alan Kardec, o meia Pedrinho e o chileno Vargas. Este último, inclusive, foi ligado ao Fortaleza, mas não acertou contrato com o time cearense.
Passagem de Patrick pelo São Paulo e briga com Ceni
Patrick chegou ao São Paulo em busca de ser aquele jogador brilhante em determinado momento de sua passagem pelo Internacional. E inicialmente ele vinha cumprindo bem seu papel, com gols importantes e lances decisivos. No entanto, a relação com Ceni, que antes era boa, foi azedando depois que a equipe perdeu o título da Copa Sul-Americana em 2022 para o Independiente Del Valle.
Junto a outros atletas, Patrick chegou a mirar uma saída de Ceni do comando. Vendo que perderia a queda de braço com o então treinador, que tinha respaldo da diretoria, Patrick optou pela saída da equipe. Assim, acabou acertando com o Galo em um acordo que rendeu cerca de R$ 8 milhões ao Soberano. O negócio foi lucrativo, tendo em vista que o Tricolor havia pago R$ 5 milhões ao Inter pelo passe do jogador.