Nesta quinta-feira (11), a Federação Internacional de Futebol (FIFA) confirmou um dos países que será sede de uma das próximas edições da Copa do Mundo de Seleções. O Mundial de 2030 será realizado na Espanha, Portugal e Marrocos, que entraram com uma candidatura conjunta para receber os jogos. Entretanto, em acordo assinado nesta quinta, outros três países receberão jogos.
O principal destaque fica por conta do Uruguai. Vale ressaltar que a Copa de 2030 será centenária, tendo em vista que a primeira edição foi realizada em 1930 justamente no Uruguai. Com isso, a edição de 100 anos do principal evento esportivo contará com jogos de abertura realizados no país Sul-Americano. Além do Uruguai, o Paraguai e a Argentina também receberão partidas inaugurais. As informações são do jornalista André Hernan.
Com isso, o Mundial voltará a ter jogos disputados na América do Sul. Vale destacar que a última vez que o continente recebeu jogos da Copa do Mundo FIFA foi justamente em 2014, quando o Brasil foi sede da competição. Entretanto, aquela edição não nos trás lembranças positivas, por conta da goleada sofrida do Brasil diante da Alemanha por 7×1.
Próximo Mundial da FIFA também será realizado de forma conjunta
Antes de tudo, temos a edição da Copa do Mundo de 2026. O Mundial de daqui a dois anos será realizado nos Estados Unidos, México e Canadá numa das primeiras candidaturas conjuntas. Além disso, é importante relembrar que a próxima edição contará com um recorde no número de seleções participantes.
Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo FIFA será disputada por 48 seleções. A decisão do aumento no número de participantes surgiu em 2015 e foi anunciada em 2016. Contudo, recebeu aprovação apenas em 2017 e, naquele ano, ficou acertado que o Mundial contará com 12 grupos de quatro equipes cada. Assim, teremos também um recorde de 104 jogos disputados no próximo mundial.