Na última segunda-feira (8), o presidente da FIFA, Gianni Infantino, realizou um anúncio importante a respeito do novo Mundial de Clubes da entidade. A competição, que acontecerá em 2025, vai ser realizada nos Estados Unidos e contará com as melhores equipes do mundo. Já estão classificados times como Palmeiras, Flamengo e Fluminense, por terem vencido as últimas edições da Libertadores.
Dentre os vários anúncios realizados por Infantino, chamou atenção que um novo troféu será elaborado para a competição. A atual taça foi reformulada em 2005 e o primeiro time que a conquistou foi justamente o São Paulo, que derrotou o Liverpool naquela edição do torneio pelo placar de 1×0. Atualmente, o Manchester City detém a taça, depois de vencer o Fluminense no ano passado.
Além de anunciar as mudanças no troféu, Infantino tratou de parabenizar as equipes que já garantiram vaga na competição. “Já promete ser um torneio histórico e a corrida para fazer parte dele é emocionante, faltando apenas onze vagas de classificação.”, afirmou o mandatário da FIFA.
São Paulo ainda pode garantir vaga no próximo Mundial da FIFA
O São Paulo ainda pode ser uma das equipes a representar o Brasil na competição. Entretanto, o desafio é grande. Isso porque o Tricolor Paulista precisa vencer a atual edição da Copa Libertadores. O Soberano está no Grupo B da competição, ao lado das equipes do Talleres (Argentina), Barcelona (Equador) e Cobresal (Chile).
Essa é a única chance que o São Paulo tem de conquistar a vaga. Isso porque, diferente das equipes europeias, que podem ganhar algumas vagas via ranking, as vagas destinadas a times brasileiros já foram preenchidas pelos últimos campeões da competição (Palmeiras, Flamengo e Fluminense em 2021, 2022 e 2023, respectivamente).
Vale ressaltar que o São Paulo é o brasileiro com o maior número de títulos da competição. O Tricolor conquistou o bicampeonato em 1992 e 1993, além da edição de 2005.