Um dos atacantes conhecido pelo seu faro de gol nos anos 2000, ele foi o grande responsável por eliminar o São Paulo na Libertadores 2008. Afinal, atuando pelo Fluminense, ele foi responsável por marcar dois gols na vitória por 3×1 do tricolor carioca sobre o paulista. O terceiro gol foi, inclusive, marcado nos acréscimos e decretou a eliminação do São Paulo que havia vencido o primeiro duelo por 1×0.
Estamos falando de Washington, o “coração valente”. Ele ganhou essa alcunha depois de ter sofrido uma lesão cardiovascular em 2003 e encerrado de forma precoce uma passagem pelo Fenerbahce, da Turquia. Após vários exames e tratamento, vestiu a camisa do Athletico-PR em 2004 e em 2008, foi contratado pelo Fluminense depois de uma passagem pelo futebol japonês.
No tricolor carioca, fez história apesar de ter permanecido apenas uma temporada. Por lá, foram 51 partidas e 33 gols anotados. Além disso, levou o Fluminense às finais daquela Libertadores. A equipe carioca era uma das grandes favoritas depois de ter conseguido a melhor campanha geral na fase de grupos, bem como por ter eliminado os gigantes São Paulo e Boca Juniors. No entanto, o Fluminense foi superado nos pênaltis para a LDU na grande final em pleno Maracanã.
Washington teve uma passagem pelo São Paulo
Curiosamente, no ano seguinte em que eliminou as chances do São Paulo na Libertadores, ele foi contratado pelo Tricolor Paulista. Washington veio para tentar novamente o título continental em uma equipe que havia acabado de ser campeã do Brasileirão. No Tricolor Paulista, foram 86 jogos e 45 gols em dois anos.
Entretanto, sua passagem pelo Soberano acabou sem títulos. Washington voltaria ao Fluminense ainda em 2010 para se sagrar campeão brasileiro. Após se aposentar dos campos, não ficou distante do futebol. Isso porque o ‘Coração Valente’ agora é comentarista esportivo, tendo iniciado sua nova carreira no SBT, onde participou das transmissões de algumas partidas pela emissora.