Vivendo um dos melhores momentos da sua carreira, o goleiro Rafael ganhou um grande presente em 2024. O arqueiro de 34 anos é um dos três nomes chamados para a primeira convocação de Dorival Júnior para a Seleção Brasileira. Neste sábado (23) e na próxima terça (26), o Brasil enfrentará a Inglaterra e a Espanha, respectivamente.
A grande dúvida é: quem será o goleiro titular nas duas partidas? Afinal, os primeiros nomes da posição são Alisson (Liverpool) e Ederson (Manchester City), mas ambos estão lesionados e não puderam nem ser convocados. Com isso, Dorival optou por chamar Bento, do Athletico-PR, e Léo Jardim, do Vasco, além do goleiro São paulino.
Rafael garante que está pronto para defender a meta da seleção, caso Dorival opte por escalá-lo como titular nos dois jogos amistosos. Entretanto, a tendência é de que Bento seja escalado, já que o ex-treinador do São Paulo indicou uma possível formação da equipe titular nos últimos treinamentos com o arqueiro do Athletico-PR iniciando o jogo.
Destaque do São Paulo, Rafael já teve uma passagem pela Seleção Brasileira
O ano era 2009. Com apenas 19 anos, Rafael – então reserva de Fábio no Cruzeiro – foi convocado por Rogério Lourenço para a Seleção Brasileira Sub-20. Naquele ano, o Brasil disputava o Mundial da categoria no Egito e Rafael havia sido escolhido como o titular da posição. Ele foi um dos principais destaques da seleção naquele ano, sendo fundamental para a chegada às finais.
No entanto, o sonho do título terminou de maneira melancólica. Brasil e Gana disputaram as finais daquele ano e não marcaram um gol sequer em 120 minutos de partida. A partida foi para os pênaltis e, apesar de ter defendido duas cobranças, Rafael viu seus companheiros Alex Teixeira, Maicon e Souza desperdiçarem seus chutes. Assim, a Seleção Brasileira acabou ficando com o vice.