Na noite do último domingo (3), o São Paulo entrou em campo pela décima primeira rodada do Campeonato Paulista de 2024. Os comandados de Thiago Carpini receberam o Palmeiras, dentro do Estádio do Morumbis e empataram por 1 a 1.
Depois da partida, jogadores e diretores do Tricolor partiram pra cima da arbitragem, alegando interferência direta no resultado do clássico. Em algum momento, de acordo imagens do GE, Carlos Belmonte teria dito “o Abel apitou para vocês, este português de merda”.
De acordo com o jornalista André Hernan, diretoria e elenco do São Paulo ficou do lado de Belmonte e não condenou sua fala. “Carlos Belmonte recebeu apoio do elenco do São Paulo após confusão no vestiário do MorumbiS. O diretor do clube recebeu mensagens de WhatsApp das lideranças do time. No conselho, o dirigente também recebeu apoio”, afirmou o repórter.
Veja a explicação do São Paulo
“Carlos Belmonte não é xenófobo. Conversei com ele sobre o assunto, e ele me explicou que, de cabeça quente após os erros de arbitragem na partida, usou a nacionalidade do treinador como forma de identificação, e não qualificação. E, ele destacou que naquele momento, o próprio treinador não estava no local”, escreveu o São Paulo, com assinatura do presidente Júlio Casares.