São Paulo pode atingir marca histórica contra o Palmeiras
No mais recente encontro entre Palmeiras e São Paulo, o Tricolor levou a melhor e conquistou o título da Supercopa do Brasil nos pênaltis, após um empate sem gols no tempo regulamentar. Este clássico, conhecido como Choque-Rei, é um dos mais tradicionais do país, repleto de histórias e tabus ao longo dos anos.
Até o momento, as equipes já se enfrentaram 345 vezes, segundo registros do São Paulo, com um equilíbrio notável: 116 vitórias para cada lado e 113 empates. O Tricolor marcou 442 gols, enquanto o Verdão fez 452. Dessa forma, se houver um vencedor no derby, esse clube assume o posto de maior vencedor do clássico.
Por sua vez, o Palmeiras contabiliza 339 clássicos contra o São Paulo, considerando o confronto sob uma ótica diferente. Nessas estatísticas, o São Paulo leva uma pequena vantagem, com 116 vitórias, 110 empates e 113 triunfos palmeirenses, com 435 gols dos alviverdes e 426 dos são-paulinos. No histórico de confrontos pelo Campeonato Brasileiro, o resultado mais frequente foi o empate, em 30 das 71 partidas disputadas, com o Verdão somando mais vitórias: 26 contra 16 do Tricolor.
Já no Campeonato Paulista, a vantagem é do São Paulo, com 70 vitórias, 52 empates e 59 triunfos do Palmeiras. O Tricolor também lidera em gols marcados: 253 contra 226 do time alviverde. Em jogos pela Libertadores, a supremacia é notória para o São Paulo, com seis vitórias em dez confrontos, além de três empates e uma vitória do Palmeiras.
Retrospecto nos estádios
Desde a inauguração do Allianz Parque, em 2014, o estádio já sediou o Choque-Rei por 20 vezes, com 12 vitórias do Palmeiras, quatro do São Paulo e quatro empates. Nos confrontos disputados no Morumbi, o Tricolor leva a melhor, com 54 vitórias, 47 empates e 29 derrotas, além de ter marcado 170 gols contra 129 do Verdão.