A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que o técnico Dorival Júnior terá a oportunidade de convocar 26 jogadores para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, marcados para os dias 23 e 26 de março, respectivamente. Essa decisão vem após a Real Federação Espanhola de Futebol responder positivamente ao pedido da CBF para ampliar o número de atletas disponíveis para o confronto no Santiago Bernabéu, em Madrid.
A entidade aguarda agora a confirmação da Federação Inglesa de Futebol (The FA), mas já determinou que Dorival Júnior terá à sua disposição uma lista de 26 jogadores.
Apesar da expectativa da torcida tricolor, Lucas Moura não figura na pré-lista divulgada esta semana. O atacante do São Paulo viveu boa fase com Dorival no comando da equipe paulista.
O aumento no número de convocados segue uma permissão excepcional da Fifa, motivada pelos impactos da pandemia de Covid-19. No último Mundial, realizada no Catar, Tite também levou 26 atletas, refletindo as circunstâncias sanitárias e permitindo maior flexibilidade às seleções. Em convocações recentes, a maioria das listas se limitava a 23 jogadores, exceto em casos como o da Data Fifa de novembro, quando a convocação de Gabriel Jesus em processo de recuperação exigiu uma ampliação.
Essa decisão visa proporcionar à comissão técnica liderada por Dorival Júnior mais tempo de observação dos jogadores no ambiente cotidiano, preparando-se para a Copa América, que será a primeira competição oficial após esta convocação. O técnico revelou que já possui uma pré-lista de 50 a 55 nomes, todos sob constante observação desde sua chegada à Seleção.
Dorival falou sobre a convocação de atletas do exterior
Dorival reconheceu que os jogadores que atuam no exterior têm vantagem na convocação devido ao ritmo da temporada. “Estamos praticamente começando uma temporada no nosso país. Lá fora, os jogadores estão em um nível um pouco diferente. Tudo isso estamos tentando levar em conta no momento de analisar um pouco mais a fundo”, comentou o treinador.
A convocação dos jogadores acontecerá na próxima sexta-feira, às 13h (horário de Brasília), na sede da CBF, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Os atletas se apresentarão no dia 18, em Londres, onde os treinamentos serão realizados no CT do Arsenal.