O dia 19 de abril de 2023 marcou o fim da segunda passagem de Rogério Ceni no comando do São Paulo. Ceni havia sido contratado em 2021 para tentar ter sucesso como técnico da equipe, algo que já havia tentado em 2017. Foram quase dois anos comandando o São Paulo em um período sem títulos, até que ele deixou o clube naquela data e viria a assumir o Bahia meses depois.
Então, a partir dali, o São Paulo iniciava uma busca de um novo treinador para a sequência da temporada. Até que o Tricolor Paulista chegou ao nome de Dorival Júnior, que estava desempregado depois de ser demitido de forma polêmica do Flamengo. Afinal, no ano anterior, ele havia conquistado os títulos da Copa do Brasil e da Copa Libertadores com a equipe carioca, e foi substituído pelo português Vítor Pereira, que vinha de uma passagem não tão boa pelo Corinthians.
Só que Dorival deu muito certo no São Paulo. Ele chegou em um momento onde o Tricolor não vinha em boa fase no Campeonato Brasileiro e estava em busca da classificação na Copa Sul-Americana. Dorival teve um excelente início e não perdeu nos primeiros 11 jogos. Ele encerrou a temporada com o título inédito da Copa do Brasil com a equipe. Entretanto, no início deste ano, Dorival aceitou o desafio de comandar a Seleção Brasileira.
Passagens de Ceni pelo São Paulo
Ídolo como goleiro no clube, Ceni iniciou sua carreira como técnico em 2017. No entanto, sua primeira passagem não durou mais de sete meses. Acumulando resultados ruins, Ceni acabou sendo demitido em julho daquele mesmo ano. Nos anos seguintes, acumulou boas passagens pelo Fortaleza, onde foi campeão da Série B.
Além disso, teve uma passagem relâmpago pelo Cruzeiro e, após sua segunda ida para o Fortaleza, acabou sendo contratado pelo Flamengo, onde foi campeão brasileiro em 2020. No ano seguinte, voltou para a sua segunda oportunidade como técnico do São Paulo. Ao todo, como treinador no Soberano, foram 63 vitórias, 41 empates e 39 derrotas.